Dia das Crianças na quarentena: diversão garantida com muita criatividade!
Um Dia das Crianças completamente diferente de tudo o que você já organizou e já viveu. Afinal, essa realidade nunca foi vivida por nenhum de nós, por isso estamos com ideias superdivertidas para você aproveitar!
Embora haja uma sensação de quase normalidade, a pandemia do coronavírus ainda representa uma ameaça à saúde da população e pede moderação e calma das pessoas, que devem se manter protegidos em casa e sair só em casos de grande necessidade.
Por conta disso, as famílias têm criado alternativas para entreter as crianças, ainda fora das escolas, conciliando as atividades de trabalho, cuidados com a casa e brincadeiras com os filhos.
Assim, com a proximidade do Dia das Crianças, a recomendação é que as comemorações aconteçam de maneira segura em casa entre os membros da família.
Mas não pense que isso vai impedir ou limitar a imaginação! É nessas horas que a criatividade tem que sobressair. Por isso, listamos, a seguir, algumas opções de brincadeiras divertidas para aproveitar da melhor maneira o dia com seus pimpolhos!
Brincadeiras para o Dia das Crianças na Pandemia
Caça ao Tesouro
O tesouro fica escondido, o mapa do pirata é a própria casa. Todas as pistas estarão espalhadas e farão todo mundo quebrar a cabeça para pensar em conjunto. Esconda livros, brinquedos e objetos de valor emocional para as crianças. Também dê dicas de como achá-los durante o jogo. Como recompensa, as crianças podem ganhar mimos, surpresinhas, doces ou, ainda melhor, muitos abraços, beijos e carinho!
Memória dos objetos
Essa atividade é para exercitar a memória. Objetos da cozinha, do quarto ou os próprios brinquedos dos pequenos podem ser usados. O primeiro passo é separar uma quantidade determinada de objetos (defina um número, 5 ou 10 objetos, por exemplo). Assim, a criança terá que observá-los por um tempo determinado. Os pais são os responsáveis por tirar um e deixar a criança perceber o que sumiu. Os papéis também podem se inverter e a criança comandar a brincadeira e alterar o lugar dos objetos.
Outra opção para o mesmo tipo de jogo: peça para um dos pequenos escolher os seus brinquedos preferidos. Com a ajuda dele, faça uma foto de cada uma das peças e imprima duas cópias de cada. Recorte em quadrados iguais, misture tudo e você terá um jogo da memória personalizado!
Caixa dos Sentidos
Essa brincadeira é simples e divertida: pegue uma caixa de papelão e faça dois buracos – um em cada lateral – para permitir que as mãos acessem seu interior. Coloque um ou mais objetos e feche a caixa. Peça para a criança colocar as mãos pelos buracos da caixa e tatear, sacudir ou até cheirar para adivinhar o que tem dentro. Ganha quem descobrir tudo!
Corredor de raio laser
Corte tiras de papel crepom e grude nas paredes do corredor com mostra a foto. Simples de preparar, essa brincadeira entretém tanto os menores quanto os maiores. O desafio é passar pelo corredor desviando dos raios!
Brincando de ensaio fotográfico
Como quase todos hoje em dia têm câmeras de boa qualidade, que tal partir para a brincadeira do ensaio fotográfico? Enquanto uma criança tira foto, as outras podem montar os cenários e fazer poses divertidas. Para deixar tudo ainda mais animado, separe alguns acessórios coloridos, fantasias e looks chamativos. Os pequenos podem fingir que são personagens de desenhos animados, cantores, jogadores de futebol e deixar a imaginação fluir! Para montar os cenários, inclusive, temos na Elika diversos itens decorativos, mesas, bichinhos de pelúcia, balões coloridos e personalizados que podem ajudar a deixar o ambiente mais festivo!
Culinária
Preparar comida em família é uma atividade prazerosa e muito útil. Além do preparo, todos podem colaborar colocando a mesa e lavando a louça.
Os pequenos adoram ajudar com a louça, mexer na água e fazer espuma! Faça jantares temáticos e aproveite para criar uma atmosfera. Que tal irem todos arrumados como para um evento de gala?
Dobraduras/origami
Coloque em cima da mesa os materiais que vai trabalhar. Pode ser papel de origami, papel sulfite (pode-se colorir antes ou depois), cartolina, papel para pipa, jornal, folha de revista.
Depois, pense em qual dobradura vai fazer? Chapéu, barquinho, aviãzinho… Se o seu repertório for muito pequeno, procure ajuda em livros, sites ou mesmo em tutoriais no YouTube. Observação: segundo os pedagogos, fazer dobraduras é mais indicado para crianças a partir de 7 anos, pois requer coordenação motora fina e ajuda a desenvolvê-la.
Brinquedos de sucata
Uma das formas de incentivar o cuidado com a natureza é ensinar sobre a importância da reciclagem e da reutilização. Aproveitando embalagens vazias, caixas e objetos quebrados, é possível estimular a criatividade das crianças montando brinquedos ou novos objetos associados a elementos naturais, como animais, pedras e plantas.
Jogo de boliche e argolas com de garrafa pet
O jogo de boliche das emoções feito com garrafas pet e EVA é bastante colorido e diferente! Como se faz o jogo? Antes de decorar as garrafas pet com as expressões faciais, coloque dentro das garrafas água com corante (gotas de tinta ou anilina comestível).
E a parte mais legal deste jogo é que, além de ser reciclado e por isto ter um custo bem baixo, ele ainda pode ser usado também como jogo de argolas. Para jogar com argolas, o objetivo é acertar as expressões escolhidas pelo jogador que lidera a brincadeira.
Mini-horta
Uma das formas de incentivar a alimentação saudável e chamar a atenção dos pequenos para os cuidados com a natureza é construir uma mini-horta dentro de casa. Ela pode ser feita na varanda, no quintal ou na cozinha, adaptando um espaço para pequenos vasos. Serve para casa ou apartamento. Com a mini-horta, é possível ensiná-los a cuidar de cada espécie, seja plantando frutas, legumes, verduras ou ervas.
Guerra das Meias
A “Guerra das Meias” é uma ótima ideia para arrancar boas gargalhadas da turminha da pesada! Basta fazer um círculo com a criançada, cada uma com uma meia enfiada em cada mão. Quando você der o sinal, um deve tentar tirar as meias do outro, ao mesmo tempo em que protege as suas. Quem conseguir ficar por último com pelo menos uma meia na mão vence a brincadeira.
Pequeno inventor
Essa brincadeira é especialmente interessante para quem separa o lixo orgânico do reciclável. A dica de brincadeira é ajudar os pequenos a descobrirem que potes de iogurte podem se transformar em telefones sem fio, rolhas com botões em pequenos carimbos, pedrinhas pintadas em pecinhas para um jogo da velha e caixas de papelão em TVs e casinhas, por exemplo.
Desenho maluco
Nessa brincadeira, cada participante recebe uma folha em branco. O primeiro passo é desenhar uma cabeça no alto da folha. Depois, dobram-se os papéis e as folhas são trocadas entre os participantes. Em seguida, cada participante continua o desenho na folha que recebeu. Repetindo as instruções, as folhas são novamente trocadas. Assim, cada criança desenha uma parte, da cabeça aos pés. No fim, abra os papéis e veja os desenhos que se formaram.